CASA MP

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio residencial no interior de São Paulo, na cidade de Cabreúva, a Casa MP possui 350 m² de área construída, com sistema construtivo em tijolo solo-cimento/ecológico com alguns elementos em concreto aparente e aço. É uma construção ecologicamente correta e inteligente, tirando o melhor das características que esse tipo de material pode oferecer.
O conceito que norteou o projeto desta casa de final de semana foi o uso de materiais ecologicamente corretos e a arquitetura com estilo brutalista e industrial. Nossa decisão foi pelo uso do tijolo ecológico como elemento estrutural e estético principal da casa.
Somado a ele, usamos concreto aparente, presente no piso da casa toda, na laje painel aparente, na empena cega que além de elemento estrutural - se comportando como um grande pilar - serve como aparador para a televisão, estrutura metálica - presente na cobertura da varanda gourmet, e madeira no forro da varanda. No piso externo utilizamos cerâmica e fulget ao redor da piscina.
A casa se dispõe em dois volumes prismáticos - um abriga os dormitórios - 5 suítes - e outro área social e serviços. Para contrapor a essa atmosfera mais rústica, o desenho mais reto e modernista da casa deu o equilíbrio que precisávamos: uma casa moderna, contemporânea, mas usando elementos rústicos, em seu estado bruto/natural.
A ideia dos clientes era o desapego de muitos materiais de acabamento - eliminamos reboco, pintura, e os revestimentos ficaram apenas no frontão da cozinha e banheiros. o “menos é mais” foi empregado, se aliando ao conceito ecologicamente correto da residência.
A casa também conta com cisterna para reuso da água captada no telhado para torneiras de jardim e área externa. Contempla energia fotovoltaica. Como a casa é para finais de semana, a ideia também era projetar uma residência que proporcionasse pouca manutenção aos moradores.
O lote situado em um cul-de-sac, com testada em curva definiu a disposição da residência em 2 volumes, um no sentido longitudinal e outro no sentido transversal, ambos unidos por um terceiro volume que define o acesso principal da residência e faz a distribuição dos fluxos. O volume longitudinal abriga a ala íntima e o volume transversal contempla a área social, lazer, garagem e serviços.
A totalidade da construção é composta apenas por tijolos, madeira, concreto aparente e aço, trazendo um aspecto bruto e contribuindo com a materialidade da arquitetura. Assim como ocorre com todos os elementos da residência, o piso em concreto polido e laje painel aparente seguem uma linguagem mais brutalista, criando unidade no todo.
Um outro ponto importante do conceito da Residência MP é sua integração espacial e visual. O living é conectado com a varanda gourmet através de um grande pano de vidro que proporciona a integração entre interior e exterior permitindo a visualização total da piscina e jardim. Quando se abrem essas portas, o ambiente social todo se integrada, formando um amplo espaço de encontro, com living, cozinha, jantar, churrasqueira e varanda. No living, uma empena cega de concreto aparente separa o hall de acesso que distribui o fluxo da residência e o living propriamente dito, e serve também de bancada para a tv. A varanda gourmet possui cobertura em aço revestida com forro de madeira mesclada, sendo utilizada como um contraponto à laje painel aparente presente em todo o espaço interno.
A fachada da residência possui pequenas aberturas verticais, do piso ao teto, contribuindo para a privacidade dos moradores e também para barrar e filtrar a luz solar, que entra no ambiente formando um belo jogo de luzes ao entardecer. Na fachada, mantendo os tijolos, a pintura na cor preta trouxe profundidade, e uma atmosfera ainda mais industrial, que foi um dos pedidos dos clientes para este projeto. A porta em aço bruto, com a maçaneta em escotilha, também foi um pedido do cliente, trazendo essa cara mais industrial ao projeto, que combina com a personalidade deles.
A utilização dos tijolos solo cimento contribuiu para uma construção mais sustentável, já que o material é produzido sem a necessidade de queima em forno e com isso sua produção não libera gases na atmosfera.
Aliado a este fator, o material em questão possui um alto desempenho termo-acústico, além de não haver necessidade de utilização de argamassa para assentamento, sendo substituído por uma cola especial. Temos uma redução de pelo menos 5 graus Celsius em relação ao ambiente externo, pois a troca de calor é realizada pelos furos internos dos tijolos.
Outro fator importante foi a redução drástica de entulho na obra. Como utilizamos a maioria dos materiais pré-fabricados - laje, o próprio tijolo que eliminou a necessidade de reboco, cobertura em aço, em 16 meses de obra foram retiradas apenas 5 caçambas de lixo da obra, o que para uma casa desse porte é muito pouco! O desperdício de materiais foi reduzido em pelo menos 40%, impactando assim positivamente no tempo de obra, no custo, e sustentabilidade do projeto como um todo.
Deste modo, quisemos demonstrar que é possível ter uma casa moderna e contemporânea respeitando e ajudando a natureza com o uso de materiais mais sustentáveis, gerando menos impactos, pensando a longo prazo.
Quanto mais pensarmos em técnicas construtivas que gerem menos impactos ao meio ambiente e que sejam mais pré-fabricados, mais evoluímos o sistema construtivo do país como um todo e colaboramos com a manutenção do meio ambiente, pensando no descarte desse entulho de obra, que gera transtornos e precisa ser repensado cada vez mais.





Local: CABREÚVA-SP
Autor do Projeto: Arquitetos: Thiago Brugnolo e Mariana Rotta
Área do Lote: 1.002,28
Área Construída: 350,00
Escritório: Taguá Arquitetura
         
  
Rua Carlos Zaim, Ed. Prime 145, n.145, sala 5, Itú - SP, 13303-532  |  +55 (11) 96066-9963  |  contato@taguaarquitetura.com.br
Copyright 2023 © Taguá Arquitetura Ltda. Todos os direitos reservados.  |   D4W





  
Rua Carlos Zaim, Ed. Prime 145, n.145, sala 5
Itú - SP, 13303-532

+55 (11) 96066-9963  |  contato@taguaarquitetura.com.br
Copyright 2023 © Taguá Arquitetura Ltda.
Todos os direitos reservados.
D4W